Decisão sobre aumento da gasolina é do Conselho de Administração da Petrobras, diz Lobão

27/09/2013 - 17h41

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, disse hoje (27) que o governo ainda não tem uma definição sobre o aumento da gasolina neste ano. Segundo ele, o assunto está sendo definido pelo Conselho de Administração da Petrobras, presidido pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

"Quem autoriza os aumentos de combustíveis é o Conselho de Administração, presidido pelo Mantega. Lá atrás, quando foi concedido aquele aumento, ele próprio falou que até o fim do ano alguma coisa poderia vir mais, mas depois disso não se falou mais no assunto. De modo que está na órbita do Conselho de Administração autorizar ou não o aumento", explicou Lobão, durante o lançamento do novo Portal Brasil, no Palácio do Planalto. 

Lobão disse também que o governo ainda não tem uma solução para a renovação das concessões de distribuidoras que começam a vencer no ano que vem. Segundo ele, estão sendo feitos estudos que preveem a privatização das empresas, mas são apenas para basear uma decisão política do governo. 

O ministro, que se reuniu com a presidente Dilma Rousseff na manhã de hoje, disse que o assunto foi a constituição da Pré-Sal Petróleo S.A. (PPSA). “Não temos nomes ainda, mas temos urgência e devemos concluir esses estudos até a próxima semana”, disse.

O ministro informou que vai conversar com o líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) para que haja uma rápida aprovação dos nomes dos indicados para a diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). “O Senado tem sido bastante diligente no exame desses nomes, vou pedir o exame com urgência”, disse Lobão. O governo publicou hoje no Diário Oficial da União as indicações de José Jurhosa Junior e Reive Barros dos Santos para a diretoria da Aneel.

Edição: Juliana Andrade

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil