Câmara suspende sessão que votaria plano de cargos e salários

26/09/2013 - 18h59

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro decidiu suspender a sessão de hoje (26)  que votaria o Plano de Cargos e Salários dos professores municipais, depois que professores ocuparam o plenário da Casa. A sessão foi remarcada para terça-feira (1). O plano foi assinado ontem (25) pelo prefeito Eduardo Paes, mas os professores reclamam que a categoria não foi ouvida para a elaboração do documento.

De acordo com a assessoria da Câmara, a audiência foi suspensa porque “não havia condições de dar continuidade aos trabalhos depois que os professores invadiram o plenário”. Os profissionais de educação da rede municipal dizem que não vão sair do prédio até que o presidente da Câmara, Jorge Felippe (PMDB), os receba. “A categoria está desconfiada de que possa ter uma nova sessão amanhã (27)”, explicou a diretora do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe), Gesa Linhares.

Logo após o encerramento da sessão, a mesa diretora da Câmara iniciou uma reunião a portas fechadas. O Sepe aguarda o fim da reunião para tentar negociar com os vereadores a retirada da pauta de votação do Plano de Cargos e Salários da categoria. Do lado de fora da Câmara, centenas de professores iniciaram uma manifestação ainda pela manhã. O protesto se estendeu por toda a tarde e não houve intervenção da Polícia Militar.

Os professores da rede municipal do Rio estão em greve desde o dia 8 de agosto. Um mês depois de iniciado a paralisação, a categoria voltou a dar aulas, mas dois dias depois parou as atividades novamente. Segundo o Sepe, a greve tem a adesão de 80% dos professores. A Secretaria Municipal de Educação não informou o percentual de grevistas.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil