Prefeitura do Rio promove iniciativa para chamar a atenção de pedestres

23/09/2013 - 14h23

 

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Para estimular as pessoas a atravessarem a rua na faixa destinada aos pedestres, a prefeitura da cidade contratou artistas para grafitarem desenhos, em cores vivas, em 30 dessas faixas. Os grafiteiros também escreveram a frase Agora que você prestou atenção, respeite a faixa. O objetivo é mostrar a importância de atravessar no local certo e, aos motoristas, que respeitem a sinalização. Os desenhos ficarão expostos até o fim do ano.

O secretário municipal de Transporte, Carlos Roberto Osório, disse que a travessia fora da faixa é uma das maiores causas de atropelamentos na capital fluminense. “O Rio de Janeiro realizou ontem, no Dia Mundial Sem Carro, uma campanha educativa no trânsito. Um dos grandes problemas do município é a travessia fora da faixa de pedestre. Se melhorarmos o respeito do motorista e a consciência dos pedestres, reduziremos o número de acidentes”.

Ainda segundo o secretário, a educação no trânsito está sendo intensificada nas escolas públicas do Rio. Osório destacou que o crescimento da frota de veículos no município é uma realidade e, por isso, saber como agir no trânsito é primordial para a diminuição do número de acidentes.

Os desenham ficam entre a faixa de pedestre e a calçada em bairros do centro e das zonas sul, norte e oeste. As pessoas que passavam pelos locais na manhã de hoje (23) liam a mensagem e olhavam o desenho enquanto esperavam o momento para atravessar a rua. Para a universitária Marília dos Santos, de 18 anos, o grafite chama a atenção das pessoas, mas não dos motoristas.

“Chamou bastante a atenção porque aqui é muito difícil de atravessar. Os carros não respeitam, o sinal é muito rápido. Mas poderia ser maior, porque do jeito que está, os carros não veem e não respeitam”, disse a estudante.

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil