Greve dos bancários fecha 9.015 agências no terceiro dia de paralisação

23/09/2013 - 23h51

Stênio Ribeiro
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Balanço divulgado no início da noite desta segunda-feira (23) pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) informa que a greve fechou 9.015 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados no terceiro dia da paralisação nacional da categoria.

Segundo o presidente da Contraf e coordenador do Comando Nacional dos Bancários, Carlos Cordeiro, no primeiro dia de greve, na última quinta-feira (19) foram fechadas 6.145 unidades; no dia seguinte o número aumentou para 7.282; e hoje fecharam 9.015 unidades – quase metade das cerca de 20 mil agências do país.

“Os bancários estão cada vez mais indignados com o silêncio da Fenaban [Federação Nacional dos Bancos], braço sindical dos banqueiros, que insiste no reajuste linear de 6,1% para salários, pisos e benefícios”, de acordo com Cordeiro. A Fenaban oferece o equivalente à inflação dos últimos 12 meses, enquanto os bancários querem 11,93% - a inflação mais 5% de ganho real - além de participação nos lucros e aumento do piso salarial.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil