Festival no DF resgata a essência da arte circense

21/09/2013 - 15h30

Da Agência Brasil

Brasília - Artistas circenses do Distrito Federal (DF) e de outras unidades da federação participam da 6ª Mostra Zezito de Circo, que começou ontem (19) e vai até o dia 29 deste mês, com mais de 30 apresentações em vários locais do DF. Feito pela Cooperativa Brasiliense de Teatro e Circo, a Companhia Rebote, e patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC) e pela Secretaria de Governo do Distrito Federal. O evento traz uma programação dedicada ao público infantil e às famílias, com atrações nacionais e internacionais que buscam resgatar a essência da arte circense. 
 
Além dos espetáculos, a mostra oferece debates sobre políticas públicas e novas propostas para a arte circense e oficinas sobre técnicas de circo e confecção de brinquedos populares, reunindo mais de uma centena de artistas do segmento, em homenagem a um dos grandes mestres da palhaçaria do Brasil, o Mestre Zezito. As inscrições para os cursos devem ser feitas pelo portal do evento, as vagas são gratuitas e limitadas.

Até o próximo domingo (22), 20 grupos se revezam nas apresentações nos espaços do Complexo Funarte - Teatro Plínio Marcos, arena externa e na lona montada especialmente para a mostra. Entre os dias 23 e 27, a mostra segue com apresentações itinerantes em escolas públicas de Samambaia, Ceilândia, Planaltina, São Sebastião e Estrutural. A festa de encerramento, nos dias 28 e 29, será em Águas Lindas (GO), cidade onde morava o Mestre Zezito. A programação completa está no site do evento.

A mostra estabelece diálogos com artistas de outros estados brasileiros e países, como o espanhol Pepe Nunes, para promover o intercâmbio cultural e artístico, por meio de diversas formas de expressão. "Queremos dar visibilidade para a riqueza da arte circense, promover esse intercâmbio que contribui com o aprimoramento da classe e celebrar a alegria transformadora da sociedade", disse a coordenadora artística do evento, Ana Flávia Garcia.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil