Morales vai pedir boicote de países da Alba à Assembleia Geral da ONU

20/09/2013 - 7h30

Da Agência Lusa

La Paz – O presidente da Bolívia, Evo Morales, vai propor aos países que integram a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba) que não participem da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) depois de o governo norte-americano ter impedido a passagem do avião do presidente venezuelano, Nicolás Maduro, no espaço aéreo de Porto Rico.

Em entrevista, depois de tomar conhecimento da recusa norte-americana à passagem do avião presidencial venezuelano, que se desloca à China, pelo espaço aéreo de Porto Rico, Morales defendeu que os países que integram a Alba não participem da reunião da ONU, prevista para a próxima semana em Nova Iorque.

O presidente da Bolívia quer também que a Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) se reúna de emergência, para propor uma agenda de trabalho que exija aos embaixadores norte-americanos o regresso imediato ao seu país.

Evo Morales manifestou solidariedade a Nicolás Maduro e “a todo o povo venezuelano” e acusou o governo de Barack Obama de violar, com a sua decisão, quatro tratados internacionais e os direitos de toda a América Latina.