Índice de Confiança da Indústria cai 0,8% na prévia de setembro

19/09/2013 - 9h43

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A prévia do Índice de Confiança da Indústria de setembro teve recuo de 0,8% em relação ao resultado de agosto. A queda foi provocada tanto pela avaliação negativa em relação ao presente quanto pelo menor otimismo em relação aos próximos meses, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV).

O subíndice de expectativas, que mede a expectativa em relação ao futuro, teve o maior recuo, de 1,4%. Já o subíndice da situação atual, que mede a avaliação em relação ao presente, teve queda mais moderada: 0,3%.

A FGV também registrou relativa estabilidade no nível de utilização da capacidade instalada, que foi 84,3% segundo dados preliminares de setembro. Em agosto, o nível havia sido 84,2%.

A prévia da sondagem da indústria, pesquisa que calcula o Índice de Confiança da Indústria, consultou 807 empresas entre os dias 2 e 16 deste mês. O resultado final da pesquisa será divulgado na próxima quinta-feira, dia 26 de setembro.

Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil