Venezuela comprará U$ 600 milhões de alimentos da Colômbia

12/09/2013 - 21h44

Leandra Felipe
Correspondente Agência Brasil/EBC

Bogotá - Uma das medidas do Pacto Nacional Agrário anunciado hoje (12) pelo presidente, Juan Manuel Santos, será a venda de alimentos para a Venezuela. Tanto Santos, como o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, deram declarações sobre a exportação de produtos alimentícios da Colômbia para os venezuelanos. O valor estimado é U$ 600 milhões.

De acordo com Santos, foi firmado um contrato entre os dois governos para a venda de 40 mil toneladas de leite em pó, 60 mil cabeças de gado, 42 mil toneladas de azeite cru, 42 mil toneladas de carne e 6 mil toneladas de manteiga. Também serão negociados azeite de palma e frangos.

Segundo o governo da Colômbia, a exportação foi planejada para que os pequenos produtores colombianos possam ser beneficiados, sem intermediários. A Venezuela, por sua vez, terá acesso a produtos – alguns dos quais em escassez no país, como carne e leite – a preços mais econômicos.

No fim da tarde desta quinta-feira, diplomatas da Venezuela e negociadores do governo colombiano se reuniram para tratar de detalhes da comercialização. A produção será escoada por via terrestre. Apesar de crises políticas no passado e recentemente, após uma visita do líder da oposição venezuelana, governador de Miranda, Henrique Capriles, ao presidente Santos em maio, os dois países conseguiram contornar as divergências em julho após um encontro entre os dois presidentes.

Na reunião, Santos e Maduro anunciaram que retomariam a agenda comercial e que o governo venezuelano manteria o apoio ao processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano.

De acordo com números oficiais, a Venezuela é atualmente o sexto maior mercado exportador da Colômbia.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil