Proporção de empresas que pretendem aumentar investimentos cai para 34% em agosto, diz FGV

12/09/2013 - 10h24

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O percentual de empresas industriais que pretendem investir mais nos próximos 12 meses caiu em agosto em relação a maio. De acordo com números da Sondagem de Investimentos da Fundação Getulio Vargas (FGV) de agosto, 34% das empresas dizem que os investimentos serão maiores que nos últimos 12 meses. Na sondagem anterior (de maio), o percentual era 51%.

A pesquisa também constatou que o percentual de empresas que pretendem investir menos subiu de 15% em maio para 17% em agosto.

A piora também é percebida nos investimentos feitos nos últimos 12 meses. De acordo com a sondagem de agosto, 36% das empresas disseram ter investido mais nesse período do que nos 12 meses anteriores, enquanto 25% investiram menos. Na sondagem de maio, os percentuais haviam sido de 45% e 22% respectivamente.

Em relação ao destino dos investimentos neste ano, 39% das empresas optaram por gastar majoritariamente com máquinas e equipamentos nacionais. Outras opções são: ampliação e reformas (23%) e máquinas e equipamentos estrangeiros (17%). As principais fontes de investimento em 2013 são os lucros e reservas (62%), seguido por empréstimos no país (31%).

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil