Farc propõem criação de Poder Popular na Colômbia

11/09/2013 - 19h40

Leandra Felipe*
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) apresentaram hoje (10), em Havana, Cuba, várias propostas para estimular a participação popular e impulsionar o processo de integração na América Latina. Os representantes da guerrilha que participam da mesa negociadora pelo fim do conflito com o governo colombiano em Havana defenderam a criação do Poder Popular.

O negociador das Farc, Andrés París, leu um comunicado com a sugestão. Pela proposta, o novo poder terá reconhecimento constitucional e será um instrumento de controle no âmbito dos tratados e acordos dos quais o Estado colombiano é signatário.

“Deve-se estimular a participação popular nos processos de integração da América Latina e, ao mesmo tempo, promover uma nova ordem econômica internacional democrática e participativa”, destaca o texto.

O controle social e popular também é, na visão das Farc, uma ferramenta para fiscalizar os tratados de livre comércio e acordos de integração, que devem ser submetidos a processos de consulta.

A guerrilha voltou a defender a convocação de uma Assembleia Constituinte, embora o governo do país tenha reiterado, em algumas ocasiões que não discutirá temas que estejam fora da lista preestabelecida.

As negociações iniciadas em outubro do ano passado discutem cinco pontos: o desenvolvimento agrário, tema para o qual já há um acordo parcial; participação política dos guerrilheiros após o fim do conflito e garantia de oposição; reparação de vítimas; soluções para o problema do narcotráfico, e mecanismos para o cumprimento dos acordos celebrados.

*Com informações da Prensa Latina (Agência Pública de Notícias de Cuba) // Edição: Juliana Andrade