Conversas do ministro das Relações Exteriores com governo dos Estados Unidos continuam

11/09/2013 - 22h34

Da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, conversou hoje (11) com a conselheira de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Susan Rice, em Washington (Estados Unidos). O chanceler brasileiro participou da reunião com Rice, para cobrar explicações sobre as denúncias de espionagem dos Estados Unidos envolvendo o monitoramento de cidadãos e autoridades brasileiras. O setor de imprensa da Embaixada brasileira na capital americana informou, por telefone à Agência Brasil, que as conversas com o governo dos Estados Unidos continuam e que, após o encontro com Rice, Figueiredo não deu declarações.

No cronograma previsto inicialmente, de acordo com a embaixada, o chanceler viajaria ainda hoje, de Washington até Nova York de trem, mas devido a problemas na linha de trens que liga as duas cidades, ele deverá passar a noite em Washington. O chanceler foi pessoalmente cobrar explicações sobre as denúncias de espionagem envolvendo o monitoramento de autoridades e cidadãos. O presidente norte-americano, Barack Obama, havia prometido esclarecer o tema após conversar com a presidenta Dilma Rousseff na semana passada.

Nas duas últimas semanas, houve uma série de pedidos por informações aos Estados Unidos, reforçados pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e das Relações Exteriores. Em meio à expectativa pelas informações, a presidenta deixou em aberto a possibilidade de viajar, em 23 de outubro, para Washington, nos Estados Unidos, com honras de chefe de Estado.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil