Justiça de Santa Catarina retoma o maior julgamento do país

10/09/2013 - 18h06

Luciano Nascimento
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O julgamento de 98 pessoas envolvidas em uma onda de atentados em Santa Catarina foi retomado hoje (10) no Complexo Penitenciário do Vale do Itajaí. Eles são acusados de participação em 114 ataques em 37 cidades catarinenses, praticados entre novembro de 2012 a fevereiro de 2013. Foram registrados atentados, incêndios a ônibus e a carros particulares, além de ataques a bases policiais.

A investigação policial concluiu que os 98 réus, integrantes de uma organização criminosa estabelecida nas prisões do estado, foram os responsáveis pelos atentados. Segundo o inquérito, a ordem dos ataques saiu de dentro das prisões. Escutas realizadas com autorização da Justiça apontaram a participação dos suspeitos.

Marcada para ontem (9), a primeira sessão do julgamento foi suspensa porque os advogados de defesa reclamaram das condições da sala improvisada como tribunal dentro do presídio. Na manhã, desta terça-feira, a juíza Jussara Wandscheer reabriu os trabalhos com o depoimento do delegado Procópio Batista, responsável pela investigação.

O julgamento acontece no complexo penitenciário por causa do grande número de réus. Dos 98 acusados, 78 estão presos, 14 respondem em liberdade e seis estão foragidos. Os depoimentos de 23 réus, levados para a Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, serão tomados por videoconferência. Considerado um dos maiores já feitos do país, o julgamento deve terminar na quarta-feira da semana que vem (18).

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil