Operação do Exército no Egito faz 30 vítimas

07/09/2013 - 15h32

Da Agência Lusa

Brasília - Pelo menos 30 homens foram mortos ou ficaram feridos hoje (7) em uma ampla operação do Exército egípcio contra terroristas ao Norte da Península do Sinai, segundo informações da agência oficial de notícias do Egito, Mena. As fontes de segurança citadas pela agência não divulgaram o número exato de mortes e não descartaram a hipótese de que os números podem aumentar.

Mais 15 pessoas foram detidas nos ataques, que foram acompanhados por helicópteros e blindados nas zonas ao sul das cidades de Zaued Sheikh e Rafah, perto da fronteira com a Faixa de Gaza. As operações militares continuam na península do Sinai depois de autoridades terem informado a morte de pelo menos 15 islamitas radicais pelo Exército na última quinta-feira (3).

Nos últimos meses, a Península de Sinai tem sido um foco de instabilidade e cenário de ataques contra forças de segurança e gasodutos, assim como atos de contrabando e sequestros. A segurança, de uma forma geral, tem se deteriorado no Egito, onde na semana passada o ministro do Interior, Mohamed Ibrahim, saiu ileso de um atentado que causou a morte de uma pessoa e feriu mais de vinte.