Missão da Nasa vai estudar a órbita lunar

07/09/2013 - 11h47

Heloisa Cristaldo
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Nasa, agência espacial norte-americana, enviou na madrugada de hoje (7) uma sonda à órbita da Lua para reunir informações detalhadas sobre o ambiente, as condições perto da superfície e as influências ambientais da poeira lunar.

A missão chamada de Ladee (do inglês, Lunar Atmosphere and Dust Ambiente Explorer) permitirá o conhecimento de novas características da Lua e vai ajudar os cientistas a compreender outros corpos do Sistema Solar, como Mercúrio, Vênus, Terra e Marte.

Segundo a Nasa, a Lua é o corpo planetário mais acessível da Terra e mudou pouco desde seu desenvolvimento inicial, ao contrário da Terra, de Marte e de Vênus. Por esse motivo, a Lua oferece uma visão única sobre o passado distante da evolução planetária.

A missão robótica foi lançada com sucesso do Centro Espacial Wallops, na costa da Virgínia, nos Estados Unidos, e deve chegar à Lua em 30 dias, para, em seguida, entrar em órbita lunar. A Ladee terá, inicialmente, 40 dias de trabalho. Nos primeiros 30 dias, a sonda terá atividades em grandes altitudes, além da demonstração da tecnologia de laser. Durante os últimos dez dias, o subsistema de propulsão a bordo do Ladee irá reduzir a altitude do observatório, enquanto as atividades continuam. A missão terminará 100 dias depois de ser colocada em funcionamento.

A Nasa investiu US$ 280 milhões na missão Ladee, que inclui o desenvolvimento de naves espaciais e de instrumentos científicos, serviços de lançamento, operações de missão, processamento de ciência e apoio de revezamento. O veículo de lançamento selecionado para a missão é o Minotauro V, da Força Aérea norte-americana.

De acordo com a Nasa, se a Terra não tivesse a Lua em sua órbita, o planeta giraria três vezes mais rápido, fazendo com que o dia tivesse apenas oito horas. A temperatura da Lua durante o dia chega a 134 graus Celsius (ºC) e à noite pode atingir - 244 °C. O dia lunar tem aproximadamente 708 horas (29,5 dias).

Para chegar de carro ao ponto mais próximo da Lua, o homem levaria 135 dias dirigindo a 113 quilômetros por hora. Segundo a Nasa, a Lua está realmente se afastando da Terra a uma taxa de 3,8 centímetros por ano. Da Terra, vemos sempre o mesmo lado da Lua.

A área da superfície da Lua é 37.914 quilômetros quadrados, quase a mesma área de superfície do Continente Africano. A Lua não tem vulcões ativos conhecidos. Na Terra ocorrem duas marés altas e duas marés baixas todos os dias devido à atração gravitacional da Lua.

Edição: Andréa Quintiere

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil