Manifestantes deixam Esplanada e seguem para Estádio Mané Garrincha

07/09/2013 - 14h15

Mariana Tokarnia
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Manifestantes de várias entidades e movimentos sociais deixam a Esplanada dos Ministérios e seguem para o Estádio Nacional Mané Garrincha. Antes de chegar ao local, eles são barrados por policiais militares, que revistam as mochilas. Os manifestantes tentam chegar ao Mané Garrincha, mas a polícia bloqueia todos os acessos ao estádio, onde ocorrerá, às 16h, um jogo amistoso entre as seleções do Brasil e da Austrália.

Em uma das vias de acesso ao estádio, em frente  à Rede Globo, houve confronto. Alguns manifestantes jogaram pedra no prédio da emissora e a polícia respondeu com duas bombas de efeito moral e uma de gás lacrimogêneo.

Segundo Gladstone Leonel, do Levante Popular da Juventude, ações como a proibição do uso de máscaras mostram a intenção de reprimir as manifestações. Ele observou que a manifestação na Esplanada dos Ministérios, de manhã, poderia ter sido maior. A Polícia Militar (PM) teria atrasado a chegada de veículos que transportavam manifestantes das cidades satélites.

A PM confirma, por meio da assessoria, que caminhões e carros pequenos foram parados na Estrada Parque Taguatinga-Guará e na Estrutural, para averiguar se levavam pneus, madeira ou pedras para as manifestações, mas não confirma se ônibus também foram parados.

Leonel espera que o movimento ganhe mais volume agora tarde, antes do jogo entre o Brasil e a Austrália. Cerca de 500 policiais já aguardam no local. A cavalaria segue também para a frente do estádio.

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil