Forças Armadas estão prontas para garantir desfile, diz Comando do Leste

06/09/2013 - 21h02

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – As Forças Armadas estão preparadas para realizar ações de defesa dos participantes do desfile de 7 de Setembro e de garantia do patrimônio da União, informou hoje (6) o Comando Militar do Leste (CML). “Vamos lembrar que não são só tropas militares [que desfilam]. Temos jovens, crianças e idosos desfilando", ressaltou o assessor de imprensa do CML, coronel Roberto Itamar.

O coronel ressaltou que existem medidas de segurança que o Exército, a Marinha e a Aeronáutica poderão adotar para proteger os  participantes do desfile, mas o tipo de ação será definido em função do que ocorrer. “Se [o fato] é menos grave ou mais grave. É todo um código de conduta de emprego gradual da força, em função do ocorrido, que vai ditar, no momento, a ação a ser tomada”, explicou.

Se houver manifestações pacíficas na hora do desfile, não haverá problema, disse o militar. “Qualquer manifestação pacífica não atrapalhará em nada o andamento do desfile cívico. Esperamos que não haja ações violentas contra ninguém”, acrescentou o coronel Itamar.

O Centro de Coordenação de Operações vai funcionar no Palácio Duque de Caxias, sede do CML, com a integração das áreas de segurança, inteligência e logística. De acordo com o CML, as medidas de segurança pública e de trânsito estarão a cargo dos órgãos estaduais e municipais.

A Polícia Militar (PM) do Rio de Janeiro atuará com 1.900 homens e 80 veículos nas ruas. Por questões de planejamento de segurança, não foram divulgados os  locais que receberão o reforço de policiamento. A PM informou apenas que mil policiais estarão na área em torno do desfile de 7 de Setembro, no centro do Rio, desde as primeiras horas da manhã deste sábado.

Este ano, a possibilidade de manifestações populares na cidade levou a Polícia Militar a montar um esquema especial de policiamento e, por isso, a corporação será representada no desfile por somente 200 alunos da Academia Dom João VI, a escola de formação de oficiais. O curso dura três anos, e os alunos que participarão da apresentação são de todos os níveis de formação.

Edição: Nádia Franco

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil