Ônibus da zona leste da capital paulista voltam a circular após fim de greve

04/09/2013 - 13h22

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - Terminou por volta das 10h30, a greve dos motoristas e cobradores da Viação Itaquera Brasil que interrompeu as atividades em 21 linhas da zona leste da capital paulista na manhã de hoje (4). De acordo com a São Paulo Transportes (SPTrans), o Plano de Atendimento entre Empresas em Situação de Emergência (Paese), que disponibiliza ônibus extras para casos como esse, continuará ativado até que a situação seja completamente normalizada. A empresa atende diariamente a uma média de 200 mil passageiros.

O Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano (Sindmotoristas) informou que a paralisação ocorreu porque funcionários da empresa não receberam duas quinzenas de horas extras. Além disso, eles reivindicam o pagamento de participação nos lucros e resultado (PLR), no valor de R$ 800, que deveria ter sido feito até o último sábado (31), segundo o sindicato. Representantes dos trabalhadores continuam reunidos com diretores da empresa.

A greve dos trabalhadores da empresa Oak Tree, no entanto, não foi suspensa e continua afetando a zona oeste da capital. As atividades em nove linhas foram suspensas no dia 31, também em razão de reivindicações trabalhistas. Segundo a prefeitura, o Paese foi acionado e 45 ônibus foram postos em circulação para amenizar o prejuízo da suspensão da atividade de 83 veículos. A multa aplicada pela SPTrans pela não prestação do serviço, que já completa quatro dias, chega a R$ 46 mil. Aproximadamente 42 mil pessoas são afetadas por essa greve.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil