Venezuela tenta restabelecer energia após apagão

03/09/2013 - 20h54

Leandra Felipe *
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - O governo da Venezuela informou que está trabalhando para restabelecer o serviço elétrico no país, após um apagão ocorrido hoje (3) por volta do meio-dia no horário local. A imprensa do país classifica a queda de energia, que atingiu Caracas e 12 estados, como o maior desde um incidente ocorrido em 2008.

De acordo com o governo, parte das regiões que ficaram sem energia elétrica teve o serviço restabelecido, mas muitas áreas do país ainda não. A falha ocorreu na Linha 765 do sistema, que transmite 60% da eletricidade consumida no país.

O presidente Nicolás Maduro acusa a oposição de ter “sabotado” o sistema de energia elétrica venezuelano. “Tudo indica que a extrema direita retomou seu plano de um golpe elétrico contra o país”, postou Maduro em sua conta no Twitter. Ao iniciar seu mandato, em abril, Maduro colocou homens do Exército venezuelano para “guardar” as estações de energia elétrica e impedir sabotagens e fraudes.

O acidente afetou o Centro-Leste do país. Nas redes sociais, usuários reportaram a situação enfrentada pela falta de energia. Em Caracas, a pane no sistema durou pouco mais de uma hora e foi restabelecida aos poucos. Apesar disso, ainda há algumas regiões da capital sem energia elétrica.

O apagão foi comparado a uma falha ocorrida em abril de 2008, resultado de um incêndio na linha de transmissão da Hidrelétrica de Guri, no Sudoeste do país.

* Com informações da TV Multiestatal Telesur

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil