ONU tem plano para ajudar refugiados em caso de intervenção militar na Síria

03/09/2013 - 13h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) anunciou hoje (3) que há um plano de apoio para os sírios que se virem obrigados a deixar o país em decorrência da ação militar, defendida pelos Estados Unidos com o apoio de várias nações, na região. O alto comissário da entidade, António Guterres, avisou que o plano está pronto, mas evitou dar detalhes sobre a proposta.

De acordo com o Acnur, a crise na Síria gerou mais de 2 milhões de refugiados em países vizinhos, como o Líbano, a Jordânia, o Iraque e a Turquia. Guterres ressaltou que a maioria dos refugiados apresenta traumas. No interior da Síria, existem 4,5 milhões de deslocados que necessitam de ajuda humanitária.

“As estatísticas têm habitualmente efeitos terríveis, como a de nos fazer perder a perspectiva humana, mas aqui existem 2 milhões de pessoas como histórias individuais e 2 milhões de responsabilidades da comunidade internacional”, disse o alto comissário.

O Acnur prevê que o número de refugiados pode superar a marca de 3,5 milhões no final do ano, se o ritmo atual for mantido, com 5 mil a 6 mil pessoas chegando aos países vizinhos, por dia.  

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa 

Edição: Graça Adjuto