Coreias do Norte e do Sul negociam data para reabertura de complexo industrial

02/09/2013 - 7h31

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os negociadores das Coreias do Norte e do Sul fizeram hoje (2) uma reunião para definir a data em que deverá ser reaberto o Complexo Industrial de Kaesong, a única parceria entre os dois países que se dividiram e mantêm relações tensas. É a primeira reunião do novo comitê de representantes, formado no último dia 14, quando foi decidida a reabertura do complexo, que ficou fechado por mais de quatro meses.

O complexo industrial reúne 53 mil trabalhadores norte-coreanos contratados por 123 empresas sul-coreanas, que informaram ter acumulado prejuízos superiores a US$ 900 milhões. O comitê reúne 615 empresários e engenheiros de empresas sul-coreanas que farão hoje uma vistoria nas instalações para organizar a reabertura.

O comitê responsável pela gestão do complexo assume a tarefa de organizar os preparativos para a reabertura de Kaesong. Em abril, o complexo foi fechado, por decisão dos norte-coreanos, em meio à possibilidade de ataques à Península Coreana, ameaçando a Coreia do Sul, o Japão e os Estados Unidos.

As Coreias do Norte e do Sul vivem dias de aparente entendimento e procuram retomar projetos, como os reencontros de famílias separadas pela guerra e viagens de sul-coreanos ao resort turístico norte-coreano de Kumgang.
 
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto