Azevêdo assume OMC e se diz otimista sobre negociações

02/09/2013 - 13h08

Carolina Gonçalves
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A apenas três meses da 9ª Conferência Ministerial da OMC, que ocorrerá em Bali, na Indonésia, o novo diretor-geral da Organização Mundial do Comércio (OMC), Roberto Azevêdo, se mantém otimista em relação às negociações entre os países-membros da entidade. Azevêdo assumiu ontem (1º) o comando da OMC como o primeiro brasileiro a ocupar o cargo e o sexto diretor-geral do organismo internacional.

O discurso oficial de Azevêdo, que substituiu o francês Pascal Lamy, só ocorrerá no próximo dia 9, mas o brasileiro já sinalizou que a Rodada Doha é o principal desafio de seu mandato de quatro anos. A conferência na Indonésia é considerada uma etapa importante para as negociações em busca de acordos que favoreçam a liberalização econômica.

Apesar do otimismo, há poucos meses, Azevêdo admitiu um avanço tímido nas negociações e que talvez os resultados de Bali sejam os “possíveis”. O tema dos subsídios agrícolas da União Europeia é um dos pontos mais polêmicos e resistentes. Mas o brasileiro acredita que, mesmo flexibilizando, politicamente é impossível tratar de outras áreas e excluir a agricultura da mesa de negociação.

Em um comunicado publicado no site da OMC, Azevêdo lembrou que as tensões econômicas que marcaram os últimos anos dificultaram as negociações. A Rodada Doha, lançada em 2001, tem sido um impasse desde o início da crise frustrando tentativas de acordo e levando alguns governos a explorar outras vias de abertura comercial e novas regras.

“Os membros da OMC têm identificado algumas áreas importantes da Rodada Doha onde o acordo está ao nosso alcance. Esta é apenas uma pequena parte do pacote global de Doha, mas acordo sobre essas questões será uma oportunidade para ajudar a desbloquear outras áreas das negociações. Também vai fornecer aos negociadores a tão necessária confiança que ainda podemos alcançar resultados negociados multilateralmente se houver vontade política”, destacou.

Azevêdo disse que a conferência em Bali é uma prioridade imediata, mas lembrou que a OMC tem outras questões importantes para buscar, como a solução de controvérsias, adesões, o desenvolvimento e o monitoramento e revisão de políticas comerciais. Segundo ele, independentemente do resultado, em Bali, a OMC e seus membros terão de enfrentar a inevitável pergunta: "Qual será a próxima?". “Mas o que é evidente para todos é que as opções disponíveis sejam consideravelmente mais ricas e diversificadas, no caso de as negociações em Bali serem bem-sucedidas”, afirmou na nota.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil