Senado promove semana de esforço concentrado em setembro

28/08/2013 - 20h56

Mariana Jungmann
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O Senado terá uma semana de esforço concentrado, entre os dias 16 e 20 de setembro, com votações de segunda a sexta-feira. Em reunião na tarde de hoje (28), o presidente da Casa, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), combinou com os presidentes das comissões permanentes que eles devem estabelecer a pauta prioritária.

Pelo acordo, cada comissão relacionará projetos que estejam prontos para ir a plenário a fim de ser apreciados pelos demais senadores. Uma pré-pauta foi definida com cada presidente de comissão na reunião de hoje. “Cada presidente de comissão trouxe as suas principais ações, seus principais projetos a serem deliberados pelo plenário. Nós fomos fazendo uma coletânea, e dessa coletânea vamos criar um esforço concentrado de uma ou duas semanas para o mês de setembro. A primeira semana está definida: de 16 a 20 de setembro”, explicou o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, senador Vital do Rêgo (PMDB-PB).

O presidente da Comissão de Meio Ambiente, senador Blairo Maggi (PR-MT), acredita que o quórum para as votações não será problema, mesmo em dias de pouca atividade no Congresso, como segunda-feira e sexta-feira. “Eu não tenho dúvida, se tiver a pauta definida como um esforço que está sendo colocado, com votação nominal todos os dias, não vejo problema nenhum de todos estarem aqui”, disse.

Além da semana de esforço concentrado, o Senado fará também sessões temáticas para discussão de projetos sobre um mesmo assunto. A primeira dessas sessões está prevista para amanhã (29) e tratará da reforma eleitoral. A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, foi convidada para discutir o assunto com os senadores. Os projetos relacionados à reforma eleitoral serão votados na Comissão de Constituição e Justiça na próxima semana.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil