Ex-chanceler reitera que hierarquia e cadeias de comando devem ser respeitadas

28/08/2013 - 17h37

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Ao transmitir o cargo para o novo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, o ex-chanceler Antonio Patriota reiterou hoje (28) a necessidade de se respeitar a hierarquia e as cadeias de comando. Sem mencionar nomes, Patriota  referiu-se indiretamente à crise provocada pela iniciativa de um diplomata em trazer para o Brasil o senador boliviano Roger Pinto Molina.

“É imprescindível o respeito à hierarquia e às cadeias de comando. Sem isso, correríamos os riscos de desencadear processos de consequências imprevisíveis, capazes de acarretar prejuízos à nossa coesão, nossa credibilidade, nossa capacidade de ação e habilidade para exercer influência e solucionar questões, até mesmo aquelas com componente humanitário e de proteção dos direitos humanos”, disse o ex-chanceler com a voz embargada.

Patriota defendeu o aperfeiçoamento das práticas administrativas da pasta. Ele ressaltou que o Brasil se orgulha de manter relações maduras e fundamentadas no respeito mútuo. Segundo ele, há uma atuação que se sustenta no diálogo o que “assegura à política externa [brasileira] autoridade e legitimidade”.

A substituição de Patriota por Figueiredo foi provocada pela decisão do encarregado de Negócios do Brasil na Bolívia (o equivalente a embaixador temporário), Eduardo Saboia, de coordenar a retirada de Pinto Molina da embaixada, onde ficou por quase 15 meses, aguardando autorização para deixar o país.

Para investigar sua atuação, foi instaurada uma comissão de sindicância, que se reuniu, pela primeira vez, ontem (27). O objetivo da comissão é analisar a iniciativa de Saboia. Ao explicar sua decisão, Saboia criticou a falta de ação do grupo de trabalho, do qual fazia parte o embaixador Baena Soares, que pediu para ser retirado do grupo.

Saboia disse que não se manifestará publicamente sobre o assunto até que a comissão conclua a sindicância. Porém, antes, ele disse ter tomado a iniciativa porque o quadro se agravava com o fato de o senador boliviano estar deprimido e indicar que pretendia se suicidar. O diplomata disse que tomou uma decisão por razões humanitárias.

Ele pode ser alvo de punição que pode ir de uma advertência oral, passando por uma escrita, suspensão temporária e até exoneração. Com mais de 20 anos de carreira, o diplomata é elogiado por superiores e colegas como um profissional sério, dedicado e disciplinado. Nos últimos meses, ele se queixava da tensão causada pela indefinição do caso Molina.

 

Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil