Encontro em Brasília debate cumprimento do Estatuto Nacional da Juventude

28/08/2013 - 18h27

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Com a sanção do Estatuto Nacional da Juventude neste mês, os jovens buscam agora garantir que sejam colocados em prática os direitos e garantias previstos no documento. Reunidos em Brasília de hoje (28) a sexta-feira (30), gestores estaduais e municipais de Juventude discutem o cumprimento desses direitos por estados, municípios e pela União.

Segundo a titular da Secretaria Nacional de Juventude, vinculada à Secretaria-Geral da Presidência da República, Severine Macedo, não é o momento de sossegar apenas porque o estatuto foi aprovado, mas sim de pactuar coletivamente com os entes federados. “Precisamos aprofundar os debates dos direitos que nos cercam. Essa é uma geração que tem grande peso econômico, político e social”, disse.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude, Alessandro Melchior, destacou a importância das discussões em torno do Sistema Nacional de Juventude que estabelece a distribuição e organização das responsabilidades entre as três esferas de governo. Ele destaca ainda a necessidade de os jovens ficarem atentos para a implementação das ações específicas para essa parcela da população.

“O atendimento à saúde do jovem não é o mesmo atendimento que deve ser prestado ao idoso, por exemplo. Então, esse é um dos elementos do estatuto, ele traz como o Estado deve garantir os direitos universais já estabelecidos na Constituição para os jovens e traz direitos específicos”, explicou.

Outro ponto apontado por Alessandro Melchior é que as discussões de políticas públicas que envolvam os jovens devem passar pelos conselhos municipais e estaduais de juventude. “Todas as discussões das políticas específicas ou que têm impacto na vida dos jovens, rêm que passar por discussão nos conselhos de juventude que tem que ter a participação dos jovens”.

O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, destacou a importância da participação dos jovens na condução das políticas públicas. “Estamos precisando desesperadamente de oxigênio novo na gestão do Estado brasileiro, tanto municipal, quanto estadual e federal. De jovens capazes de propor mudanças, de romper com uma cultura política tradicional que nós temos”, disse.

Durante os três dias do encontro em Brasília, os participantes vão trocar experiências em torno das políticas públicas de juventude para amadurecer o debate com os gestores municipais e estaduais, os responsáveis pela formulação, articulação e execução das políticas.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil