Prefeitura do Rio e professores fecham acordo para terminar com a greve da categoria

27/08/2013 - 23h50

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A prefeitura do Rio assinou mais um acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe), após reunião na tarde de hoje (27). Na primeira etapa, na semana passada, foram firmados itens sobre o Plano de Cargos e Salários, reajuste salarial de 8%, redução da apresentação do plano para 30 dias e abono das faltas decorrentes da greve, dentre outros. Hoje, o acordo foi sobre questões em torno da política pedagógica.

Na ata da reunião, ficou estabelecida uma agenda de discussões que vai debater temas como: um terço do tempo da carga horária para planejamento; número de alunos em sala; autonomia pedagógica, entre outros, com a finalidade de terminar com a greve dos profissionais de educação da rede municipal, iniciada há 19 dias.

Na reunião desta terça-feira, a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, e representantes do Sepe definiram a preparação da agenda para a organização das discussões do Grupo de Trabalho Pedagógico, com base na pauta de reivindicações entregue no dia 30 de abril passado pela entidade à prefeitura. O Grupo de Trabalho vai estudar, entre outros assuntos, a melhor forma de preservar o ensino de espanhol e francês no calendário escolar da rede municipal de ensino do Rio.

Os profissionais de educação fazem assembleia amanhã (28) para decidir se retornam ao trabalho.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil