A partir de domingo, celulares do interior de São Paulo terão nove dígitos

24/08/2013 - 17h29

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A partir de amanhã (25), os telefones celulares do interior de São Paulo (DDDs 12 a 19) terão o dígito 9 acrescido ao início dos números. Definida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para atender à demanda crescente pelo serviço, o procedimento valerá também para o envio de mensagens de texto (SMS).

A medida de inclusão do nono dígito não se aplicará a serviços móveis especializados de rádio iniciados com os dígitos 77 e 78. Para evitar transtorno aos usuários, as chamadas feitas com oito dígitos serão completadas normalmente até o dia 3 de setembro. A partir desta data, uma mensagem orientará sobre a mudança.

Segundo a Anatel, a capacidade do sistema com oito dígitos permite 37 milhões de acessos ao serviço móvel para cada DDD. Com o acréscimo do nono dígito, a capacidade passará para 90 milhões. A capital paulista e algumas localidades próximas que usam o DDD 11 adotaram o nono dígito em julho do ano passado.

No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, a mudança ocorrerá no dia 27 de outubro. A previsão é que os celulares de todo país estejam padronizados com nove dígitos até o final de 2016, com a entrada dos estados das regiões Sul e Centro-Oeste, além do Acre, Rondônia e Tocantins. Os demais estados da Região Norte terão o nono dígito acrescido até o final de 2014; e os do Nordeste, além de Minas Gerais, até o final de 2015.

De acordo com o Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (SindiTelebrasil), todo o custo da mudança será arcado pelas prestadoras, não implicando em qualquer cobrança para os clientes.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil