Estados Unidos avaliam casos de Mursi e Mubarak

23/08/2013 - 8h26

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A crise no Egito e seus detalhes são tratados de forma distinta pelas autoridades dos Estados Unidos. Para o governo norte-americano, as Forças Armadas egípcias devem liberar imediatamente o presidente deposto Mohamed Mursi, que é mantido preso desde sua destituição em 3 de julho. Não são mencionadas, no entanto, recomendações sobre o futuro do ex-presidente Hosni Mubarak (1981-2011), de 85 anos, cuja prisão preventiva foi transformada em domiciliar.

Mubarak deixou ontem (22) a prisão e foi transferido para um hospital militar no Cairo, depois de a Justiça determinar sua libertação. "No que diz respeito ao processo de Mubarak, nós dissemos, há muito tempo, que se trata de uma questão jurídica interna do Egito", indicou a porta-voz do Departamento de Estado, Jennifer Psaki. O governo norte-americano apoiou Mubarak por cerca de 30 anos.

Porém, o caso de Mursi é avaliado de forma diferente tanto pelo Egito quanto pelos Estados Unidos. Eleito pelo voto popular em 2012, ele é mantido incomunicável pelas Forças Armadas. “Nós pensamos que deveria haver um processo para a sua libertação", disse Psaki.

"Temos frequentemente expressado as nossas preocupações em relação às detenções arbitrárias [no Egito]. Para que haja um processo político unificador, acreditamos que todas as partes devem participar", disse a porta-voz.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Graça Adjuto