Empresas brasileiras reduziram dependência de moeda estrangeira, diz presidente do BNDES

23/08/2013 - 21h32

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse hoje (23) que as empresas brasileiras – em relação à última crise internacional, em 2008 – reduziram bastante a dependência de moeda estrangeira, afastando-se de derivativos [contratos para pagamento futuro] ligados à taxa de câmbio.

“Não se observa hoje nenhuma dependência de derivativos ligados à taxa de câmbio. Derivativos perigosos que eram alavancados e que produziram graves prejuízos de 2008 para 2009. Nós não estamos observando nada disso”, disse Coutinho após se reunir com lideranças do setor do comércio em São Paulo. “Nós não estamos observando situações de estresse no sistema.

Coutinho ainda voltou a dizer que tem total confiança na capacidade do Banco Central (BC) de reduzir a volatilidade do mercado em relação ao dólar. “Posso dizer que tenho total confiança na capacidade do BC de reduzir a volatilidade e trazer os mercados para um funcionamento racional e eficiente, evitando disfuncionalidades, evitando surtos de apostas unilaterais”.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil