Procurador do Distrito Federal defende atuação racional das tropas de choque

21/08/2013 - 19h04

Da Agência Brasil

Brasília – Ao falar sobre a legalidade das ações de choque das polícias militares, em simpósio sobre o tema iniciado hoje (21) em Brasília, o procurador do Distrito Federal Robson Caetano Souza disse que o controle da multidão exige moderação das tropas. “Os policiais devem agir de maneira proporcional e racional, tem que ser razoável diante de uma situação objetiva e tem que ter concentração total para não ter erro. É preciso cuidado com o uso excessivo de material, como bala de borracha” disse o procurador.

O tema foi discutido durante o primeiro dia de trabalhos do 1º Simpósio Nacional de Operações de Choque e Patrulhamento Tático para Grandes Eventos, que vai até o dia 23. O objetivo do evento é integrar policiais militares e profissionais de segurança pública do Distrito Federal e de outras unidades da Federação.

Marcelo Barros, chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, participou da abertura do evento representando a secretária nacional Regina Miki, que não pôde comparecer à abertura “O país mostrou com a Jornada Mundial da Juventude e a Copa das Confederações que temos condições de receber um grande número de pessoas”, disse Marcelo Barros.

A tenente-coronel Cynthiane Maria Santos, comandante do Batalhão de Polícia de Choque do Distrito Federal, disse que o evento está discutindo o emprego das tropas de choque em grandes eventos, entre outros temas.“Vamos conversar, trocar experiência avaliando eventos e manifestações que ocorreram anteriormente”. O simpósio prossegue no auditório do Museu da Imprensa Nacional e conta com a participação de cerca de 350 profissionais de segurança pública de nove estados e do Distrito Federal.

Edição: Davi Oliveira

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil