Jovens músicos do AfroReggae se apresentam com a Orquestra Sinfônica Brasileira no Theatro Municipal

19/08/2013 - 20h11

Cristina Indio do Brasil
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Seis jovens músicos das comunidades de Vigário Geral e Parada de Lucas, subúrbio do Rio, formados pelo Grupo Cultural AfroReggae estarão hoje (19), às 20h, entre os integrantes da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB), no Concerto pela Paz, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. “Eles vão tocar conosco, se sentar junto com os músicos da OSB, para executar uma das peças, Andante Festivo de Sibelius [compositor Jean Sibelius]. É uma alegria poder tê-los como participantes da orquestra”, disse o maestro da OSB, Roberto Minczuc.

Minczuc informou que embora a orquestra tenha desenvolvido trabalhos de monitoria e workshops nos centros do AfroReggae, esta é a primeira vez que os jovens músicos terão a oportunidade de se apresentar com a OSB no palco do Theatro Municipal. “É uma oportunidade muito bacana para estes jovens”, r4essaltou.

O concerto vai comemorar os 20 anos do Grupo Cultural AfroReggae. O maestro da OSB manifestou contentamento em poder celebrar duas décadas de atuação do AfroReggae. “ Um projeto tão importante para o Rio de Janeiro. Um projeto de resgate e de oportunidades. A música faz parte do projeto de maneira muito expressiva. Estamos colaborando com eles em Parada de Lucas e Vigário Geral. Temos marcado presença nos concertos de fim de ano no Complexo Alemão. Estamos felizes de poder celebrar a paz por meio da música e também estar auxiliando com os profissionais da OSB, o AfroReggae”, disse.

Na avaliação de Minczuc, o Concerto da Paz representa “a boa luta”, no momento em que o AfroReggae passa por dificuldades depois de ter a sede do projeto no Complexo da Penha, atingida por tiros e um prédio do grupo no Complexo do Alemão incendiado. O maestro disse que a luta não é fácil em um país desigual, com problemas sérios na área social e com falta de oportunidades, como o Brasil, mas é importante apoiar os projetos. “Fazer parte dessa luta é muito importante para manifestarmos o nosso apoio. A gente quer ver o Rio de Janeiro como um lugar seguro. A gente quer ver a cidade transformada, o Brasil transformado para melhor. É muito importante que cada cidadão e instituição possam dar a sua contribuição”, declarou.

O concerto de hoje vai ter também a apresentação das Bachianas Brasileiras Nº 7, de Villa-Lobos; Batuque, do compositor Oscar Lorenzo Fernandez e Dança Selvagem de Camargo Guarnieri. Também haverá a participação do Grupo Makala Música e Dança do AfroReggae.

Os ingressos são grátis e podem ser obtidos antes do espetáculo.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil