Cartes apela por unidade no país e indica que evitará acusações a antecessores

19/08/2013 - 7h58

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente do Paraguai, Horacio Cartes, que assumiu o poder há quatro dias, apelou para a unidade do país em favor de causas comuns, como a melhoria do atendimento à população na área de saúde. Ele negou que irá atribuir aos antecessores eventuais dificuldades, pois disse que não deve perder tempo. Em reunião com alguns prefeitos, Cartes ressaltou que um mandato de cinco anos “não é nada” e que por isso é necessário unir forças para “levar solução às pessoas e não problemas”.

Para o presidente, todos os dias devem ser de trabalho, inclusive sábados e domingos. No fim de semana, ele teve reuniões com prefeitos e ouviu moradores de várias regiões do país sobre as necessidades na área de saúde. A ministra da Saúde do Paraguai, María Teresa Barán, disse que a ideia é prestar assistência geral com exames de ecocardiograma, electrocardiograma, papanicolau, além da área de oftalmologia.

O objetivo, segundo a ministra, é ampliar esses atendimentos a todas as comunidades do país, principalmente as mais carentes e sem acesso à saúde pública. Ela destacou que um dos compromissos de governo é levar programas de saúde, com medidas de prevenção e conversas com orientações específicas, a todos os paraguaios.

Paralelamente, Cartes ouviu dos prefeitos que há apelos dos agricultores para mais investimentos na produção rural. Participaram prefeitos de nove regiões.

*Com informações da agência pública de notícias do Paraguai, Ipparaguay 

Edição: Graça Adjuto