Egito confirma 343 mortes em confrontos entre manifestantes e forças de segurança

15/08/2013 - 7h55

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O Ministério da Saúde do Egito divulgou hoje (15) balanço oficial, informando que 343 pessoas morreram nos últimos dias, durante confrontos entre manifestantes e forças policiais. Desde junho, os protestos se tornaram frequentes no Egito. Ativistas favoráveis ao presidente deposto, Mouhamed Mursi, e contrários a ele se enfrentam nas ruas do Cairo, a capital, e das principais cidades egípcias.

Os protestos mais intensos ocorreram entre os dias 13 (anteontem) e 14 (ontem). O Brasil e representantes de vários países condenaram a violência no Egito. Para algumas autoridades, a forma como as forças policiais combateram os protestos é considerada massacre. Segundo o balanço oficial, entre os mortos há 43 policiais.

Nos últimos dias, as forças de segurança invadiram os acampamentos dos ativistas favoráveis a Mursi, destruíram barracas e carros. Também há registros de ataques diretos às pessoas. Em resposta à violência, o governo interino do presidente Adly Mansour impôs o estado de emergência e o toque de recolher, por um mês, no Cairo e em mais 13 regiões.

A onda de violência levou à renúncia do vice-presidente Mohamed ElBaradei, que disse que sua consciência estava perturbada com a perda de vidas, principalmente pelas mortes poderiam ter sido evitadas. .

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Graça Adjuto