Diretor foi indicado por trabalho desenvolvido na ANS, diz Padilha

14/08/2013 - 15h19

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (14) que o ministério encaminhou o nome de Elano Rodrigues de Figueiredo para ocupar uma diretoria da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) levando em consideração o trabalho desenvolvido por ele na agência desde 2012. Elano foi nomeado para a diretoria no dia 27 de julho após passar por sabatina no Senado. Notícias publicadas pelo jornal O Globo dizem que ele trabalhou como advogado para operadoras de plano de saúde e omitido a informação.

Diante das notícias, o Instituto Nacional de Defesa do Consumidor (Idec) enviou carta aos senadores da Comissão de Assuntos Sociais, que aprovaram a nomeação do diretor, pedindo que a decisão fosse anulada. A Casa Civil encaminhou ofício à Comissão de Ética da Presidência da República pedindo que analise o caso.

Segundo o ministro, Elano Rodrigues não atuou em qualquer ação relacionada às operadoras para a qual ele tenha advogado. “O Ministério da Saúde já encaminhou toda a documentação para a Comissão de Ética da Presidência e cabe a ela julgar. Vou me manifestar sobre isso após esse julgamento da comissão. Queria reforçar que o quê fez o ministério sugerir e encaminhar esse nome para a direção da ANS foi a experiência do indicado como diretor adjunto da ANS desde 2012, ele trabalhava na ANS e se excluiu de qualquer processo ou julgamento de qualquer operadora onde ele estivesse advogando nos seus 17 anos de carreira, antes de atuar na ANS", disse.

A nomeação de Elano Rodrigues foi publicada na edição do Diário Oficial da União, do dia 27 de julho. O profissional estava na ANS desde 2012, ocupando o cargo de diretor adjunto da Diretoria de Gestão.

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil