Coreias do Norte e do Sul fazem acordo para a reabertura de complexo industrial

14/08/2013 - 12h03

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - As autoridades das Coreias do Sul e do Norte fecharam hoje (14) um acordo para a reabertura do parque industrial de Kaesong. O local está fechado desde abril devido à tensão entre os dois países. No parque, há indústrias sul-coreanas que empregam funcionários norte-coreanos. O complexo industrial está localizado em uma área de fronteira e mantido sob segurança máxima. É o único projeto que reúne os dois países.

O acordo se baseia em cinco pontos, segundo o Ministério da Unificação sul-coreano, que não informou os detalhes da negociação. Houve seis reuniões até a definição. Em abril, a Coreia do Norte fechou unilateralmente o parque industrial e retirou os 53 mil trabalhadores das 123 empresas sul-coreanas, que compõem o parque.

A iniciativa ocorreu no momento em que a Coreia do Norte ameaçava fazer testes nucleares na Península Coreana – cujos impactos poderiam ser sentidos na Coreia do Sul, no Japão, e em territórios dos Estados Unidos, como o Havaí.

Criado em 2004, Kaesong é o único símbolo da cooperação entre as Coreias. Em quatro meses, as empresas sul-coreanas no complexo industrial perderam cerca de US$ 1 bilhão. O governo da Coreia do Sul chegou a propor uma compensação de US$ 250 milhões aos empresários sul-coreanos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Talita Cavalcante