Dilma será a primeira chefe de Estado a cumprimentar Cartes na posse

13/08/2013 - 7h32

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A presidenta Dilma Rousseff será a primeira chefe de Estado a cumprimentar o presidente eleito do Paraguai, Horacio Cartes, no dia 15, durante a cerimônia de posse em Assunção, capital paraguaia. A ideia é minimizar o mal-estar causado pela suspensão do Paraguai do Mercosul e da União de Nações Sul-Americanas (Unasul), encerrando a punição e convidando Cartes para uma visita ao Brasil. Dilma deverá ter uma rápida reunião privada com o paraguaio.

A presidenta será a primeira a cumprimentar Cartes porque é seguida a ordem de confirmação de presença na solenidade. As autoridades brasileiras reiteram que a posse simboliza a plena vigência da democracia no Paraguai, pois ele saiu vitorioso com o apoio da maioria dos eleitores, sem levantar dúvidas sobre o processo de votação. Cartes (Partido Colorado) venceu as eleições em 21 de abril com 45,91% dos votos, contra 36,84% de Efraín Alegre (Partido Liberal).

O Paraguai foi suspenso dos dois blocos em junho de 2012, após a destituição do poder do então presidente Fernando Lugo. A suspensão foi definida, pois os líderes concluíram que o processo de impeachment de Lugo não seguiu os preceitos legais. Mas as autoridades paraguaias negam irregularidades no processo.

Ontem (12), o governo do Peru, que está na presidência pro tempore da Unasul, anunciou o fim da suspensão do Paraguai do bloco. Em nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do país, os peruanos informam que fica “sem efeito a suspensão da participação do Paraguai” em órgãos ligados à Unasul.

“A Unasul deixa sem efeito a suspensão da participação da República do Paraguai nos órgãos e instâncias da união [do bloco]”, diz o comunicado, lembrando que a comissão de alto nível da Unasul, liderada por Salomón Lerner, “constatou” que a eleição de Cartes, em abril, “transcorreu com total normalidade e ampla participação cidadã”.

A três dias da cerimônia de posse, seis presidentes da República e o príncipe de Astúrias, Felipe de Borbón, confirmaram presença na solenidade no próximo dia 15, em Assunção. As autoridades paraguaias informaram que deverão comparecer à cerimônia os presidentes Dilma Rousseff, Cristina Kirchner (Argentina), José Pepe Mujica (Uruguai), Sebastián Piñera (Chile), Ollanta Humala (Peru) e Ma Ying-jeou (Taiwan).

Edição: Graça Adjuto

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil