Governo americano respalda processo de paz entre governo colombiano e Farc

12/08/2013 - 21h54

Leandra Felipe
Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - Após reunir-se com o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, na tarde de hoje (12), o secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry disse que o governo americano continuará a respaldar o processo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

“A paz é um compromisso de todos nós”, disse Kerry após o encontro com Santos. Ele ressaltou que os Estados Unidos não abandonaram o processo de paz, mas sugeriu que a Colômbia deve pensar em um projeto de longo prazo para garantir a não repetição de um conflito armado interno.

“O presidente tem feito um esforço corajoso, necessário e criativo para uma solução política deste conflito, um dos mais antigos do mundo”, disse. Os Estados Unidos são parceiros da Colômbia há muitos anos, apoiando inclusive ofensivas mais agressivas contra as Farc e também o narcotráfico com o Plano Colômbia, entre 2001 e 2010.

Kerry chegou ontem a Bogotá e durante a reunião com Santos também falou sobre a espionagem dos Estados Unidos aos países da América Latina. Amanhã ele visitará o Brasil, onde se reunirá com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. No encontro, os dois países trataram de temas da agenda bilateral, em especial os fluxos de comércio e investimentos recíprocos.

Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil