Dois principais líderes do Sendero Luminoso morrem em confronto com militares no Peru

12/08/2013 - 17h14

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – As Forças Armadas do Peru mataram os dois principais líderes da organização criminosa Sendero Luminoso: Alejandro Borda Casafranca, conhecido como Alipio, e Marco Antonio Quispe Palomino, chamado de Gabriel. Alipio era apontado como o número 1 da organização e Gabriel, o número 2. O presidente do Peru, Ollanta Humala, ocupou cadeia de rádio e televisão hoje (12) para confirmar as mortes.

Humala disse que as mortes de Alipio e Gabriel são um “golpe sério e irreversível” para o Sendero Luminoso. Para o governo peruano, ambos eram tratados como narcotraficantes. Porém, a confirmação técnica que os corpos pertencem aos dois líderes deverá ocorrer apenas depois de exame de DNA.

O presidente contou que houve um embate entre homens da Brigada Especial de Inteligência, formada por policiais e militares, em um distrito de Llochegua, província de Huanta, no departamento (estado) de Ayacucho. Segundo ele, apesar do confronto armado, não houve mortes entre os policiais e militares.

"Quero parabenizar e reconhecer o trabalho feito pela Brigada Especial de Inteligência”, disse Humala. “[Nossos homens] lutam de maneira abnegada e silenciosa, golpeando esses delinquentes terroristas e nos ajudando a consolidar a democracia.”

*Com informações da agência pública de notícias do Peru, Andina // Edição: Juliana Andrade