Câmara do Rio cancela primeira reunião da CPI dos Ônibus

12/08/2013 - 23h28

Douglas Corrêa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Câmara Municipal do Rio de Janeiro decidiu cancelar a primeira reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Ônibus, que ocorrerá amanhã (13) pela manhã, em atendimento a proposta do vereador Eliomar Coelho (PSOL), que alegou não ter sido avisado com antecedência e não obteve a documentação suficiente para participação na tomada de depoimentos da CPI.

A reunião da CPI foi marcada para a próxima quinta-feira (15), de acordo com o presidente da CPI, Chiquinho Brazão (PMDB). Na primeira audiência serão ouvidos o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, e mais dois integrantes da secretaria.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Jorge Fellipe (PMDB), esteve reunido hoje à tarde com 35 dos 51 vereadores, quando decidiu o adiamento da sessão de abertura dos trabalhos da CPI dos Ônibus, criada para investigar o contrato de concessão entre a prefeitura do Rio e as empresas de ônibus que operam na cidade. Eliomar Coelho disse que agora ele terá condições melhores de se preparar para a abertura dos trabalhos da CPI nesta quinta-feira.

O plenário do Palácio Pedro Ernesto está ocupado desde a última sexta-feira (9) pela manhã, quando manifestantes protestaram contra a eleição de Chiquinho Brazão (PMDB) para a presidência da CPI, que também é formada por Professor Uóston (PMDB), Jorginho da SOS ( PMDB) e Renato Moura (PTC). Os integrantes da comissão não assinaram o pedido de instalação de criação da CPI. Os manifestantes querem que a presidência da CPI seja ocupada por Eliomar Coelho (PSOL), autor do requerimento que propôs a instalação da comissão.  Hoje, os quatro vereadores não compareceram à Câmara.

Nove manifestantes ainda ocupa o plenário do Palácio Pedro Ernesto. Do lado de fora, cerca de 40 manifestantes permanecem acampados no local. De madrugada, cerca de 40 ativistas deixaram o plenário da Casa, de acordo com a Polícia Militar, que assumiu a responsabilidade do prédio.

Pela manhã, os manifestantes divulgaram nove reivindicações, entre elas, que fosse anulada a instalação da CPI dos Ônibus; a renúncia dos membros da comissão: Chiquinho Brazão, Jorginho da SOS, Professor Uóston e Renato Moura; e que a desocupação da Câmara Municipal ocorra respeitando a integridade física e jurídica dos manifestantes.

A Câmara Municipal informou que o expediente será normal nesta terça-feira (13), inclusive com sessão legislativa para discussão dos projetos de lei em pauta. Os manifestantes que ainda ocupam o plenário serão transferidos para outro espaço da Casa.
 
Edição: Fábio Massalli

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil