Médicos e estudantes de medicina protestam na Câmara contra MP 621

08/08/2013 - 16h03

Ivan Richard
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – Dezenas de médicos e estudantes de medicina de vários estados promoveram hoje (8), na Câmara do Deputados, ato contra a Medida Provisória (MP) 621, que cria o Programa Mais Médicos, e os vetos à Lei do Ato Médico. Deputados e representantes da categoria criticaram a edição de uma MP para discutir o problema da saúde no Brasil e a possibilidade de contratação de médicos estrangeiros.

"Este é o ato de afirmação do Parlamento. Por isso, somos contra o vetos à Lei do Ato Médico e a MP 621", disse o vice-presidente do Conselho Federal de Medicina (CFM), Aloísio Tibiriçá Miranda.

O ato de protesto foi organizado pelo CFM, pela Associação Médica Brasileira (AMB), pela Associação Nacional dos Médicos Residentes (ANMR) e pela Federação Nacional Nacional dos Médicos (Fenam).

Lançado no início de junho pelo governo, o Programa Mais Médicos prevê a contratação de médicos para atuar na saúde básica em municípios do interior e na periferia das grandes cidades. Além da MP, foi publicada portaria conjunta do ministérios da Educação e da Saúde que fixa as diretrizes do programa.

Edição: Nádia Franco

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil