Secretaria de Segurança do Rio anuncia nome do novo comandante da Polícia Militar

06/08/2013 - 18h06

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A Secretaria de Estado de Segurança do Rio (Seseg) anunciou hoje (6) o nome do novo comandante da Polícia Militar (PM). O coronel José Luís Castro Menezes, que estava lotado no 1º Comando de Policiamento de Área, será o substituto do coronel Erir Ribeiro da Cosa Filho, exonerado do cargo ontem (5), após divergências públicas com o secretário de Segurança, José Mariano Beltrame.

O principal motivo da troca no comando foi a publicação de uma anistia a PMs dada por Erir Ribeiro, que limpava a ficha funcional de policiais punidos por faltas leves, que assim poderiam ter direito a promoções e à volta ao trabalho de rua.

O coronel Erir também enfrentou, nas últimas semanas, acusações de excesso de violência da polícia nas manifestações de rua e sobre o desaparecimento do pedreiro Amarildo de Souza, que sumiu na Favela da Rocinha, em 14 de julho, após ter sido conduzido à sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade.

 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil