Empresas assinam 24 primeiros contratos de concessão da 11ª rodada de licitações

06/08/2013 - 14h25

Vinícius Lisboa
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Parte das empresas que obtiveram as concessões para produção de petróleo e gás natural assinaram hoje (6) os contratos da 11ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Do lado de fora da Escola Naval de Guerra, onde foi realizada a cerimônia, petroleiros protestaram pedindo a anulação do leilão e a exploração exclusiva por estatais.

Dos 142 blocos, 24 tiveram contratos assinados por seis empresas, que cumpriram todas as exigências burocráticas da agência a tempo. Entre as empresas que não oficializaram a contratação está a OGX, petrolífera do grupo EBX. Segundo o diretor da ANP, Hélder Queiroz, a companhia não havia sinalizado até a noite de ontem a possibilidade de assinar os blocos que arrematou.

As empresas têm até o dia 31 para assinar os contratos e as que anteciparam o procedimento atenderam a um pedido da ANP, que comemorou hoje 15 anos de existência.

A Petrobras assinou 13 contratos hoje e já pagou R$ 537 milhões por um total de 34 contratos nesta rodada, incluindo aqueles que serão assinados até o dia 31. Segundo o diretor de Exploração e Produção, José Luiz Formigli, essa é a maior participação que a empresa já teve em uma rodada de licitações.

Edição: Denise Griesinger  //  matéria alterada às 13h29 para correção de informação no título
Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil