Colômbia: a relação entre as drogas, a guerra e a pobreza

06/08/2013 - 16h44

Leandra Felipe
Repórter da Agência Brasil/EBC

Toribio (Colômbia) – Ao longo dos anos, a produção de cocaína e de maconha se transformou em uma das formas de financiamento das guerrilhas na Colômbia. Com todos os esforços para combater o narcotráfico, apreensões e redução da área plantada de coca, o país ainda está entre os três maiores produtores mundiais. O programa Caminhos da Reportagem, da TV Brasil, constatou a relação entre a produção, a pobreza extrema e o conflito armado.

Na região de Toribio, cidade com 32 mil habitantes, há forte presença das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e também de plantações de maconha e coca. É comum que camponeses aluguem a terra ou cultivem as duas plantas, porque para eles é mais lucrativo plantar coca, que é legal, assim como o café ou a banana.

Na zona rural e bem perto das estradas é possível observar plantações de maconha e coca. Juan Pablo Rivera (nome fictício) plantava tomate, mas começou a ter muitos prejuízos. Como já tinha toda a estrutura montada para irrigação e iluminação, há oito meses, ele alugou uma área de 35 metros quadrados para um rapaz que não era seu conhecido.

Nas estufas, as plantas de maconha crescem em cerca de quatro meses, porque são iluminadas durante a noite com lâmpadas e constantemente irrigadas. A plantação na terra de Juan Pablo já tem três meses.

O agricultor diz que vai ganhar o equivalente a R$ 570 pelos quatro meses de aluguel da plantação, quando a maconha for colhida. Ainda assim, ele diz que é melhor que plantar tomate. “É melhor que o tomate, mas eu não vou mais alugar quando colherem essas aqui. Tenho medo de ter minha terra desapropriada pelo governo”, afirma.

Além das plantações na zona rural, há cultivos até mesmo dentro da cidade. A 100 metros da delegacia de polícia existe uma pequena plantação de coca. Um policial, que não quis se identificar, diz que geralmente a corporação “faz vista grossa” ou avisa a pessoa que está fazendo algo ilegal e pode perder a terra ou correr o risco de ter a plantação arrancada.

“Como vamos arrancar as plantas e impedir as pessoas de plantar coca? O que vão comer?”, questiona o policial. Ele argumenta que, enquanto não houver uma forte presença do Estado e mais apoio aos camponeses na região, será difícil erradicar os cultivos ilegais.

O secretário de Governo de Toribio, José Miller, explica que faltam políticas claras relacionadas ao tema agrícola. “Essa falta de investimento e incentivo, aliada à presença forte da guerrilha, mantém os camponeses muito vulneráveis ao narcotráfico. Não há nenhum produto agrícola que seja mais lucrativo que a maconha e a coca”, destaca Miller.

O historiador colombiano Ricardo Vargas estuda o tema das drogas na Colômbia e a relação entre a pobreza e a presença dos cultivos ilegais. Ele confirma que a falta de opções de renda estimula o plantio.

“O povo está nisso porque não há alternativas. É por causa da forte crise na economia camponesa que as pessoas plantam coca e maconha. Porque sabem que é uma maneira de ter acesso a dinheiro. É simplesmente uma maneira de sobrevivência cotidiana”, explica.

Além disso, ele diz que o lucro de guerrilhas e dos grupos criminosos que processam a coca e a maconha é muito maior que o ganho dos camponeses. “Não se pode comparar um camponês miserável, que tem que se escravizar para trabalhar com a coca e sobreviver, com o plano que tem a guerrilha, que é um plano de intermediação. As Farc e outros grupos têm muito mais benefícios dessa coca”, destaca.

Para Jorge Restrepo, diretor do Centro de Recursos para a Análise do Conflito (Cerac), é preciso lembrar que as Farc usam a droga para financiamento da guerra. “As Farc são uma guerrilha e assim usam o narcotráfico para se manter na batalha. Elas usam o narcotráfico para ter vantagem na guerra. Isso é diferente de outros grupos, como as bandas criminais (bacrims), que controlam a produção em várias regiões, sem o viés político do conflito”, pondera.



Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil