Ex-chefe do Exército turco é condenado à prisão perpétua por golpe de Estado

05/08/2013 - 13h24

Da Agência Lusa

Istambul – O ex-chefe do Exército turco Ilker Basbug foi condenado hoje (5) à prisão perpétua por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado contra o governo do primeiro-ministro Recep Tayyip Erdogan.

Assim como Basbug, que liderou as Forças Armadas turcas entre 2008 e 2010, mais 11 pessoas foram condenadas à prisão perpétua no julgamento da rede Ergenekon, que envolve 275 pessoas, incluindo generais e jornalistas.

O ex-chefe das Forças Armadas foi condenado por encabeçar a rede Ergenekon, considerada “terrorista” pelo tribunal de Silivri, a 50 quilômetros da capital Istambul.

Entre os condenados à prisão perpétua estão o ex-chefe de Polícia Sener Eruygur e o ex-chefe militar Hürsit Tolon, o jornalista Tuncay Özkan e o líder do pequeno Partido dos Trabalhadores,  Dogu Perinçek.

O jornalista Mustafa Balbay, do jornal de esquerda Cumhuriyet, eleito enquanto estava detido como deputado pelo principal partido da oposição, o Partido Republicano do Povo, foi condenado a 35 anos de prisão.

O tribunal absolveu 21 dos 275 acusados, 66 dos quais estão em prisão preventiva. Os demais réus receberam penas entre dois e 117 anos de prisão por participarem da rede que pretendia derrubar o governo islamita conservador de Erdogan.

Basbug, de 70 anos, liderou a campanha militar turca contra os rebeldes do PKK durante muitos anos e é agora acusado de liderar um grupo terrorista.

Centenas de policiais lançaram gás lacrimogêneo contra cerca de mil manifestantes concentrados junto ao tribunal.

A rede Ergenekon é acusada de tentar realizar um golpe de Estado militar contra Erdogan, no poder desde 2002, semeando o caos no país, com atentados e operações de propaganda.

A Turquia foi palco, em junho, de enormes protestos populares que deixaram o governo de Erdogan na maior crise desde que assumiu o poder.