Atualizada - Sarney pode ter alta até o final da próxima semana, diz assessoria

02/08/2013 - 13h55

Camila Maciel
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - O quadro de saúde do senador José Sarney (PMDB-AP) é estável e a expectativa é que ele receba alta até o final da próxima semana, informou no início da tarde de hoje (2) a assessoria de imprensa do senador. Na noite de ontem (1º), ele foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, na capital paulista, após apresentar quadro de febre acompanhada de tremores.

O boletim médico do hospital informa que ele fez exames de imagem no cérebro, na face e no abdome e os resultados apontaram acúmulo de líquido no pulmão direito. Por essa razão, a equipe formada pelos médicos David Uip, Roberto Kalil e Carlos Gama optou pela transferência. A assessoria do senador destaca, no entanto, que a decisão de levá-lo à UTI diz respeito, sobretudo, à necessidade de preservar o paciente, pois ele estaria recebendo muitas visitas em São Paulo.

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) visitou Sarney no início da tarde de hoje. Ao sair, ele disse que o colega passa por exames. "O quadro inspira cuidados e todos estão torcendo para que ele possa logo se recuperar. É uma situação delicada, mas isso os médicos poderão explicar melhor. Deixei meu abraço e estimo melhoras", disse. Ele informou que filhos, entre eles a governadora do Maranhão, Roseana Sarney, e a mulher do senador, Marly, o acompanham no hospital.

Sarney está internado no Sírio-Libanês, desde o dia 31 de julho. Ele chegou ao hospital, na capital paulista, vindo de São Luís (MA), onde estava internado no Hospital UDI para tratamento de uma infecção pulmonar. A assessoria informou ainda que a vinda a São Paulo foi um pedido da família para que ele pudesse aprofundar os exames, fazendo um check-up, mas que o quadro do político é bom. Há previsão de um novo boletim até o fim da tarde de hoje.

Político e escritor, o maranhense José Sarney está na vida pública há 60 anos. Ele foi governador do Maranhão, presidente do Senado e presidente da República de 1985 a 1990. Autor de diversos livros, Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras.

Edição: José Romildo//Matéria atualizada às 13h37 para o acréscimo de informações que constam o terceiro parágrafo.
Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil