ONU manda missão investigar denúncias de armas químicas na Síria

31/07/2013 - 18h52

Da Agência Lusa

Nova Iorque - Uma missão independente da Organização das Nações Unidas vai à Síria para investigar os locais onde foi reportada a utilização de armas químicas, anunciou hoje (31) a organização internacional. “A missão vai à Síria, logo que seja possível, para investigar três locais onde foram usadas armas químicas”, declarou o porta-voz da ONU, Martin Nesirky.

O anúncio foi feito após uma reunião do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, e a Alta Representante para o Desarmamento, Angela Kane, após uma recente visita a Damasco para negociar as condições da missão.

O governo sírio tem bloqueado a visita dos inspetores ao terreno, mas de acordo com fontes diplomáticas poderão viajar até a Síria na próxima semana. Segundo a ONU, a Síria, o Reino Unido, a França e os Estados Unidos reportaram 13 ataques com armas químicas no decurso do conflito que dura 28 meses.

Embora a investigação inicial se concentre em três locais, Nesirky disse que Ban Ki-moon “continua atento aos outros incidentes e a missão vai procurar mais esclarecimentos por parte dos estados-membros”.

O porta-voz disse que os primeiros locais visitados incluem Khan Al Assal, perto da cidade de Aleppo, onde foi reportado pelo governo um ataque no dia 29 de março, que provocou a morte de, pelo menos, 26 pessoas, incluindo 16 soldados.

Os outros locais são Ataybah, perto de Damasco, onde ocorreu um ataque, em março, e Homs, onde foram usadas armas químicas a 23 de dezembro, segundo fontes diplomáticas.