Hospitais do Rio vão receber material que auxilia médicos em casos de gestantes com dengue

30/07/2013 - 22h06

Da Agência Brasil

 

Rio de Janeiro – Os hospitais públicos fluminenses vão receber, daqui a um mês, um material que auxiliará profissionais da área de saúde a lidar com casos de dengue em gestantes. A Secretaria de Saúde do estado, em parceria com o Programa Saúde da Mulher, desenvolveu a cartilha chamada Conduta para Gestantes na Suspeita de Dengue, com informações atualzadas. A cartilha será distribuída entre os profissionais das redes estadual e municipal, principalmente ginecologistas e obstetras.

A professora do Departamento Materno Infantil, da Universidade Federal Fluminense (UFF), Christiane Ribeiro, foi uma dos cinco especialistas que elaboraram a cartilha deste ano. A novidade é uma parte voltada para cada tipo de dengue, com objetivo de facilitar o atendimento às gestantes. “Existe uma parte nesse material que é voltado para o grau de dengue diagnosticado na gestante, e, a partir disso, auxiliar o profissional no atendimento prestado às grávidas. Sabendo o grau de risco que a grávida corre, ajuda no atendimento”, disse.

Desde 2002, o material é produzido para os hospitais do estado, e todo ano sofre adaptações de acordo com necessidades identificadas. Os profissionais começam a receber a cartilha no dia 29 de agosto. “Muita coisa mudou, pois, com o passar do tempo e a sucessão de epidemias, o material foi se adaptando ano após ano para o grau das epidemias que estavam acontecendo”. explicou a professora da UFF.
 

Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil