Confronto entre tribos no Sudão deixa 136 mortos

30/07/2013 - 13h27

Da Agência Brasil*

Brasília – Pelo menos 136 pessoas foram mortas em confrontos entre tribos rivais na região de Darfur, no Sudão. “Os confrontos ocorreram na segunda-feira (29) entre as tribos de Miseria e Al Salamat”, disse o líder da tribo Miseria, Ahmed Abdul-Rahman Al Dikhairi, acrescentando que “108 membros da tribo Al Salamt e 28 da tribo Miseria foram mortos nos confrontos”.

Segundo ele, a briga começou entre duas pessoas mas logo virou uma batalha entre as duas tribos que durou mais de dez horas. O líder tribal disse que os confrontos cessaram, mas a situação continua tensa na região.

As duas tribos assinaram em 3 de julho uma trégua que previa o pagamento de compensações recíprocas e o regresso dos refugiados.

A missão conjunta das Nações Unidas e da União Africana no Darfur aponta as rivalidades tribais como a principal causa de tensão na região, que resultaram em cerca de 300 mil novos refugiados nos primeiros cinco meses de 2013, o dobro do total nos dois anos anteriores.

* Com informações das agências públicas de notícias de Portugal, Lusa, e da China, Xinhua   //   Edição: Denise Griesinger
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à
Agência Brasil