Israel e Palestina retomam o diálogo dia 30, após três anos de interrupção

27/07/2013 - 16h25

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Na tentativa de retomar o diálogo para o fim do impasse entre Israel e Palestina, representantes de israelenses e palestinos se reúnem no próximo dia 30, em Washington (Estados Unidos). As negociações serão retomadas depois de três anos de interrupção. As delegações são comandadas pelo dirigente palestino Saeb Erakat e a ministra da Justiça israelense, Tzipi Livni, e o emissário especial do primeiro-ministro de Israel, Itzhak Molcho.

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, participa dos esforços para buscar um acordo. O conflito entre Palestina e Israel se intensificou após os israelenses insistirem na construção de assentamentos na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental. Para os palestinos, essas áreas pertencem a eles.

Anteriormente, as autoridades israelenses indicaram o congelamento do projeto das construções, mas há três anos as casas e apartamentos voltaram a ser levantados. As construções estimulam as divergências históricas e os confrontos armados entre israelenses e palestinos.

O governo do Brasil defende a criação de um Estado independente da Palestina com o compromisso da autodeterminação e paz no Oriente Médio. Em vários discursos, autoridades brasileiras cobram de Israel o fim do bloqueio à Faixa de Gaza e das construções dos assentamentos.

*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur 

Edição: Andréa Quintiere