Papa ouve confissão de cinco jovens no Rio de Janeiro

26/07/2013 - 11h34

Vitor Abdala
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - O papa Francisco ouviu na manhã de hoje (26) a confissão de cinco jovens participantes da Jornada Mundial da Juventude, na Quinta da Boa Vista, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Três brasileiros, um venezuelano e um italiano se confessaram para o pontífice em um confessionário montado especialmente para o evento. Francisco chegou à Quinta da Boa Vista com meia hora de antecedência, por volta das 9h30, e deixou o local às 10h15.

A venezuelana Estefani Lescano, de 21 anos, disse que o encontro com o papa e o dia de céu azul, depois de uma semana de chuva, são sinais de alegria. Ela contou que fez sua confissão, como manda a tradição, e aproveitou para convidar o papa a conhecer seu país de origem. “Ele me pediu para que mantenha minhas orações e me absolveu, não tenho pecados”, brincou.

De acordo com o padre Leonardo Lopes, da organização da jornada, responsável por selecionar os jovens para se confessarem com o pontífice, o momento “foi uma experiência e divina e humana”. “O papa mexe com todo mundo porque ele faz com que a gente se sinta à vontade e próximo dele, a sensação é a de que estamos em casa com ele.”

Com instalação de 68 cabines portáteis feitas pelo arquiteto espanhol Ignácio de Ozono, a Quinta da Boa Vista funciona como um grande confessionário. Lá, padres de diversas nacionalidades, fluentes em mais de uma língua, revezam-se na escuta.

Os próximos eventos do papa ocorrerão no Palácio São Joaquim, sede da Arquidiocese do Rio de Janeiro, na Glória. Às 11h30, ele terá um breve encontro com presidiários. Às 12h, o papa Francisco fará a oração do Angelus, a partir da sacada central do palácio. Às 12h15, ele deve se encontrar com organizadores e patrocinadores da Jornada Mundial da Juventude, no próprio palácio.

Em seguida, às 13h, o pontífice almoçará com alguns jovens no Salão Redondo da sede da Arquidiocese. O último evento previsto do dia é a participação na encenação da Via Sacra, na Praia de Copacabana, na zona sul da cidade, às 18h.

*Colaborou Isabela Vieira

Edição: Talita Cavalcante//Matéria alterada às 13h14.

Todo conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil