Visita do papa a Manguinhos causa expectativa em moradores

25/07/2013 - 11h47

Akemi Nitahara*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Centenas de pessoas aguardam ansiosas pela visita do papa Francisco a Manguinhos. Grades foram colocadas na Rua Leopoldo Bulhões, que dá acesso à comunidade de Varginha, onde o papa vai ser recebido em uma capela e depois fala com a comunidade.

A diarista Isa de Fátima aguarda com a filha e o marido próximo à grade, na esperança de ver o pontífice. A outra filha de Isa é uma das crianças que vão se encontrar com o papa na capela.

"O homem abaixo de Deus aqui na Terra é ele, né? É muita emoção, a gente vai reviver a imagem de São Pedro, que foi o primeiro papa, ver isso nele, essa simpatia, a simplicidade. Mesmo quem não é católico simpatizou com esse jeito simples dele".

Entre os milhares de fiéis, o contador José Carlos de Carvalho, de 65 anos, veio de Joinville (SC), e está hospedado em casa de família no Méier, na zona norte da cidade. Ele disse que esta é a primeira vez que vem ao Rio de Janeiro.

"Para os que estão abertos, a mensagem do papa é transformadora e renovadora da Igreja. A gente sente que a presença dele é muito próxima, fraterna, o próprio nome dele leva a isso."

A universitária Tássia Cris, moradora de Madureira, também na zona norte, disse emocionada que o papa Francisco "é muito acolhedor com as pessoas. É bom ele vir em uma comunidade e passar a palavra de Deus, porque as pessoas daqui não tem muito acesso, então quem sabe assim eles se sintam sensibilizados com a palavra do papa".

A exemplo do que tem ocorrido na passagem do papa entre fiéis, muitas mães da comunidade de Varginha, levantaram seus filhos pequenos para receber a benção do papa. Janaina de Resende, de 26 anos, foi uma das que conseguiu chegar bem perto do papa com o filho Bernardo, de 1 ano e meio. “As mãos dele passam energia e acredito que meu filho vai ter muita luz por isso”, disse ela emocionada.

O auxiliar de topografia Júlio da Silva veio da comunidade São Joaquim, no Complexo do Alemão, também na zona norte, com toda a família. “É uma mensagem muito boa, a gente estava precisando. Ele é uma pessoa muito simples, humilde”.

A costureira Léia da Silva levou os filhos e netos para ver o papa. Moradora de Varginha, estava muito emocionada. “É muito privilégio ele vir aqui, estou até arrepiada. Com certeza a visita vai melhorar a comunidade, trazer mais paz não só para a comunidade, mas para todos aqui”.

Morador de Acari, zona norte da cidade, José Germano é vendedor ambulante e aproveitou a visita do papa para ver o pontífice e trabalhar. Ele vendia bandeiras, capas e guarda-chuvas. “O dia está sendo uma bênção. A mensagem do papa é muito boa, isso aí vai revolucionar todos os jovens”.

Antes de ir para o campo de futebol, o papa Francisco entrou na casa de Maria Lúcia dos Santos Penha, que fica perto da capela São Gerônimo. A casa foi uma das duas selecionadas pela organização do evento para que o papa fizesse uma visita. Muito emocionada e feliz, a dona de casa disse que recepcionou o pontífice com a filha, o neto e o marido.

“É demais, emoção muito grande, nem sei descrever, é felicidade demais. O papa Francisco é tudo de bom, tudo que a gente precisa. Ele quer que nós nos espelhemos nele, ser uma pessoa simples, mas acolhedora, como ele é. Ele disse: 'vocês são uma família linda, maravilhosa, que amávamos muito antes de conhecer'”.

De acordo com Maria Lúcia, a família rezou junto com o pontífice a Oração de Maria e ele tirou fotos com as crianças. “Não deu tempo de servir um cafezinho, só o abraço, [ofereci] meu amor, meu acolhimento e da minha família”.

*colaborou Cristiane Ribeiro

Matéria atualizada às 13h53  //  Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil